08 maio 2011

Filosofia também é humor.

1. - Estava o filósofo Tomás de Aquino concentrado em seus estudos quando dois padres chegaram anunciando que um boi estava voando. Tomás levantou-se rapidamente da sua mesa, saiu para o átrio e começou a prescrutar o céu quando então os padres, rindo, disseram:
- Tomás, nós pensavamos que você era mais inteligente. Como pôde acreditar que um boi estivesse voando? - Ao que Tomás respondeu:
- Pois é, meus amigos. Eu preferi acreditar que um boi estivesse voando a crer que um religioso estivesse mentindo.
2. Conta-se que Farias Brito, um filósofo brasileiro, ao chegar numa festa em que ele era esperado, ouviu sem querer comentário que veio de um homem que não o conhecia:
- É esse baixinho que vocês estavam esperando? - Farias Brito voltou-se para o homem e repondeu:
- Meu caro senhor, a estatura de um homem mede-se da cabeça para cima.

3. Por volta do séc. VI a.C., na cidade de Eléia, o filósofo Parmênides estava expondo para uma pequena platéia seus argumentos sobre a impossibilidade do movimento quando um de seus opositores levantou-se, sem mais nem menos, e foi saindo.
Interrompendo a palestra, Parmênides indagou:
- Porque estais indo embora? Acaso não tens argumentos para me contrapor?
- Não estou indo embora. Lembre-se: "o movimento não existe". - disse, ironicamente, o opositor enquanto realmente ia embora


Postado por Gabrieli Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário